Como Usar
Os óleos essenciais da aromaterapia tradicional necessitam de muito cuidado e um conhecimento no mínimo básico para sua utilização.

O ideal é sempre procurar orientação de um profissional habilitado e especializado em aromaterapia para obter uma correta forma de utilização e escolha dos óleos essenciais. Outra forma é buscar conhecimentos. Você pode procurar a ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia que é pioneira em oferecer Treinamento profissional e orientações sobre o uso dos óleos essenciais. www.aromaterapia.org.br Para uma orientação inicial oferecemos as seguintes sugestões de uso. Para um tratamento adequado aconselhamos procurar orientação de um profissional.

Obedeça sempre a sugestão de gotas e forma de usar. Os óleos essenciais são substâncias concentradas e preciosas. Imagine que para obter UMA gota do óleo essencial são necessárias até 50 gramas da planta, quantidade essa suficiente para fazer até 30 xícaras de chá, dependendo da planta.

Alta Concentração em pequenas áreas
Use 1 gota de óleo essencial para cada 3 gotas de óleo vegetal. Utilizar dessa forma somente para pequenas áreas como, por exemplo, uma acne. Não usar mais que 7 dias o mesmo óleo essencial. Pode ocorrer saturação. Para acne: Use Tea tree em base gel neutra. Conheça as funções de cada óleo e faça sua escolha.
Banho de Assento
Em uma bacia ou mesmo na banheira coloque até 3 gotas em água morna e uma colher de álcool ou óleo vegetal para diluir o óleo essencial. Agite bem a água. OE de Lavanda e Pau rosa são recomendados para o caso de cistite.
Banho de banheira

Use entre 8 e 10 gotas. Agite bem a água ou ainda misture com uma base (óleo vegetal ou sabonete de espuma líquida, leite ou mesmo uma colher de álcool de cereais para diluir o OE). Procure usar uma sinergia para melhor aproveitamento. Por exemplo: Um banho relaxante: Misture 4 gotas de Oe de Tangerina, 3 gotas de Manjerona e 2 gotas de Vetiver. Um banho estimulante: Misture 3 gotas de Mentha, 2 gotas de Lavandin e 1 gota de Patchouly.

Banho de Chuveiro
Misture na própria esponja de banho com sabonete liquido neutro até 2 gotas do óleo essencial escolhido para a situação a ser trabalhada. Lavanda, ou Tea tree sempre são bem vindos para manter a saúde física e a alma lavada. Se preferir prepare a parte em um pequeno recipiente a mistura do óleo essencial e da base de sabonete liquido neutro. Depois é só aproveitar desse delicioso presente da natureza.
Cerâmicas Porosas:

Atualmente você encontra com facilidade colares pessoais e pequenas peças delicadas de cerâmica porosa especialmente para serem colocados óleos essenciais. De açodo com sua necessidade diária você pode colocar diretamente ou no algodão se a peça permitir até 8 gotas de óleo puro de acordo com o tamanho da peça usada. Use na bolsa, carro, guarda-roupa e sinta a diferença da energia que expande ao seu redor. Exemplos: Use Cravo para manter-se protegida de influências externas. Use Eucalipto citriodora – para descongestionar a cabeça cheia de pensamentos. Use Mentha para refrescar e clarear os pensamentos. Use Lavanda para relaxar e limpar a mente. Use Olíbano para sua proteção espiritual.

Compressas
Uma forma simples e rápida de cuidar com aromaterapia. Coloque até 5 gotas em uma xícara com água morna. Umedeça uma gaze ou um pano fino e aplique sobre o local. Para ajudar a controlar a febre: Use Eucalpito e Lavanda Para ajudar diminuir dor de ouvido – Use Camomila Azul
Desinfetante Bucal
Prático e saudável e 100% natural Faça você mesmo seu anti-séptico bucal. Em uma garrafa de água de 500 ml adicione uma colher de álcool de cereais, duas ou três gotas (no máximo) de OE de Mentha e uma gota de Oe de Tea tree. Misture bem todas as vezes que for utilizar. Fica maravilhoso!
Difusor, aromatizador:

Você pode optar desde o mais simples que vem acompanhado de uma vela para aquecer o recipiente que deverá colocar a água e as gotas dos Óleos essenciais ou aos elétricos que são adaptados em tomadas para atender pequenos ambientes ou aos aromatizadores maiores oferecidos por varias empresas para cuidar de ambientes maiores como lojas, clinicas, salsa de spas...
Qualquer que seja sua escolha todos que possuírem recipiente para uma carreador esse será a ÁGUA, que aquecida pela vela ou pela lâmpada fará evaporar o óleo essencial que é uma substância altamente volátil.
Nunca use óleo vegetal em qualquer tipo de aromatizador.
O aromatizador a frio pode ser usado somente com óleo essencial em seu recipiente de vidro.
Escolha o tipo mais adequado para sua necessidade e selecione um ou mais óleos essenciais para atender seus objetivos. Veja na lista de produtos VIDA BOTHÂNICA os campos de atuação para cada óleo essencial.
Já está comprovado cientificamente a ação benéfica dos óleos essenciais na diminuição da poluição e no aumento da qualidade do ar que respiramos quando este é cuidado com os princípios da aromaterapia. VEJA ARTIGO ESPECIAL SOBRE O TEMA

Escalda pés ou Pediluvio:

Também pode ser MANILUVIO, ou seja, escalda mãos. Os pés e as mãos merecem cuidados especiais em todas as situações. Nada mais acolhedor do que oferecer aos pés após um dia de caminhada ou mesmo para relaxar a mente, colocar os pés em uma bacia com água morna e óleos essenciais e permitir sentir o aroma maravilhoso que exala. Pingue até 8 gotas de até 3 óleos essenciais diferentes em água morna junto com uma colher de álcool para ajudar na diluição. Esqueça dos problemas e dê esse carinho a você. O mesmo pode ser feito em um pequeno recipiente com as mãos.

Flores Desidratadas

Arranjos especiais com flores estimulam bem estar. Você pode fazer seu pout porri de flores desidratadas ou mesmo de pano de seda. Escolha as flores e arrume-as em um recipiente de acordo com seu gosto. O importante é que contenha algumas ramas de especiaria como canela ou botões de cravo, ou mesmo lascas de alguma madeira que servirão de fixadores de seu óleo essencial. Selecione 3 óleos essenciais e pingue no total 10 gotas sobre essas partes citadas. Eles ajudarão que o óleo essencial fique por mais tempo. A cada semana reponha os aromas e mantenha sua casa, quarto, lavabo, sala.... sempre bem cuidada e com um aroma que é só seu.

Gargarejo

Você pode optar por fazer um gargarejo para cuidar de uma dor de garganta ou de dente. Mas tome cuidado para não ingerir o líquido. Prepare em uma garrafa de 500 ml com uma colher de mel UMA ou no máximo DUAS gotas de óleos essenciais. Use Tea Tree e Eucalipto, são imuno-estimulantes e bactericidas. Irá aliviar e colaborar com seu tratamento.

Jardinagem
Cuide de suas plantas com aromaterapia. Elas irão agradecer o carinho.
OE de Citronela para afastar pulgões, OE de Vetiver para fortalecer o plantio, são duas sugestões saudáveis para as plantas. Na hora da regra adicione 5 gotas para cada litro de água. Regue ou borrife sobre as plantas.
Loção / Creme Neutro / Gel Creme/ Gel Incolor / Shampoo / Tônico:

Um dos carreadores mais utilizados atualmente são as bases neutra. De acordo com o tipo de pele faça sua escolha e obedeça a seguinte regra geral. Para cada 15 gramas de carreador use 3 gotas de óleos essenciais. Esse Limite de Segurança garantirá a você uma aplicação adequada sem riscos desnecessários.
LOÇÃO NEUTRA- PELE SENSÍVEL, DELICADA, PARA CRIANÇAS E IDOSOS
CREME NEUTRO – PELE SECA, DESVITALIZADA
GEL CREME- INDICADA PARA TODOS OS TIPOS DE PELE E PARA PREPARAR HIDRATANTE
GEL INCOLOR – PELE OLEOSA OU PARA CUIDADOS DE ACNES
TÔNICO – base de camomila, hamamelis, ou mesmo soro fisiológico para tonificar e alimentar todos os tipos de pele acrescido dos OEs.
SHAMPOO- base neutra acrescida de OE com finalidade especifica
Procure conhecer a personalidade da pessoa e suas necessidades pessoais para escolher o óleo essencial mais adequado.

Máscara Facial

Tanto pele como cabelo são revitalizados com o uso dos óleos essenciais, tanto para manter a saúde como para cuidar de algum tipo de desequilíbrio.
As máscaras com óleos essenciais podem ser feitas com argila (branca ou verde) e ainda usar polpa de frutas. Para as máscaras use sempre no Máximo 3 gotas de óleos essenciais.
Para controlar a oleosidade – OE de Cedro ou Cipreste
Para vitalidade – OE de Palmarosa
Para ativar a circulação – OE de Gerânio

Óleo de Massagem

Prepare seu óleo de massagem e aproveite para cuidar da saúde do seu maior órgão – a PELE. Os óleos essenciais nutrem a pele alem de proporcionar o beneficio que você der a seu óleo de massagem especificamente. mantenha a proporção já citada na elaboração das bases neutras, ou seja, para cada 15 ml de óleo vegetal acrescente 3 gotas de um ou mais óleos essenciais. Alguns exemplos com quantidade de 30 ml de óleo vegetal. Massagem para aliviar dores musculares – 2 gotas de OE de Eucalipto citriodora, 3 gotas de OE de Manjerona e 1 gota de OE de Alecrim Massagem para melhorar auto estima – 2 gotas de OE de Petitgrain, 3 gotas de Gerânio e 2 gotas de OE de Pau rosa

Perfume Pessoal

Faça ou peça ajuda de um profissional especializado e faça seu perfume pessoal. O ideal é procurar uma consultoria que irá analisar vários aspectos de sua personalidade e dia a dia e irá elaborar uma composição de vários óleos essenciais para garantir seu bem estar. Mas se quiser comece sua alquimia escolhendo um veicula de boa qualidade que pode óleo vegetal de JOJOBA, ou um ÁLCOOL DE CEREAIS NEUTRO DESODORIZADO. Geralmente perfumes são em frascos pequenos. Use no máximo 9 ml de carreador escolhido e 20 gotas de óleos essenciais. Faça uma sinergia. Entre os mais indicados para um perfume especial estão: Ylang Ylang, Amirys, Pau rosa, Gerânio, Petitgrain, Patchouly.... A VIDA BOTHÂNICA dispõe desse serviço. Procure saber mais...

Puro (não diluído):

O uso puro do óleo essencial não é indicado normalmente, pois é um produto concentrado e pode irritar a pele. No entanto em raríssimas situações você pode utilizar apenas UMA gota de um desses dois óleos essenciais – OE de Lavanda ou OE de Tea tree. Por exemplo, em uma unha com micose, um arranhão, uma acne, uma herpes. Mas tome cuidado e use por no máximo três dias. Se o tratamento exigir mais tempo o adequado é escolher uma base neutra e preparar a mistura para uso continuo e sem nenhum risco.

Móveis, chão de madeira e pisos:

Nossa casa e nossos moveis guardam energias que precisam ser recicladas e limpas da mesma forma que fazemos uma faxina física.
Pelo menos a cada dois meses ou quando sentir necessidade prepare um spray somente com água (para não manchar os móveis com o álcool) ou prepare em um balde e use no pano uma das seguintes sugestões:
Para limpeza e proteção – Use OE de Oe de Citronela, Lavandin e OE de Cravo
Para garantir um ambiente festivo – Use Oe de Tangerina, Oe de Gerânio e Oe de Patchouly
Para oferecer sensação de aconchego e bem estar use Oe de Petitgrain, Oe de Manjerona, Oe de Olibano
Para cada litro de agua adicione até 10 gotas. Distribua as gotas entre os óleos essenciais sugeridos.

Roupas

Use de forma bem individual o óleo essencial em suas roupas, parte interna da roupa, meia, sapato, mangas e golas. Apenas uma gota é o suficiente para estimular a energia nele contida e oferecer a você os benefícios do óleo escolhido.
Por exemplo:
Pela manhã para acordar e ficar bem disposto – OE de Mentha
Para estimular a força pulmonar - OE de Eucalipto
Para diminuir ansiedade – OE de Lavanda
Para sentir-se protegida – OE de Olibano
Para ter coragem e tomar atitude – OE de Gerânio

>Sauna - Lareira:

Relaxe ou aqueça-se com os óleos essenciais. Normalmente usa-se o OE de Eucalipto citriodora que é o famoso cheiro da sauna, mas você pode colocar outros óleos essenciais na sauna ou na lareira sobre as pinhas que irão produzir um lindo fogo aromaterápico. Experimente Oe de Erva doce, Oe de Canela, Oe de Cravo, Oe de Citronela, Oe de Tangerina, Oe de Alecrim..
.
Spray's Ambientais e também para uso pessoal:

Os sprays são a forma mais sutil e ao mesmo tempo mais profunda de cuidar de nossa saúde, principalmente a emocional, a mental e a espiritual.
Um spray aromaterápico deve ser preparado da seguinte forma:
Escolha um frasco com válvula.
O volume correspondente a esse frasco você colocará 70% de álcool de cereais neutro desodorizado e 30% de água destilada.
Por exemplo: em frasco de 100 ml você irá colocar 70ml de álcool de cereais e 30 ml de água destilada.
Continue obedecendo a regra geral indicada para bases e óleos. Ou seja, para cada 15ml use no máximo 3 gotas. Para um spray de 100 ml use cerca de 12 gotas de no máximo 3 óleos essenciais. Exemplos com volume de 100 ml.
Spray para concentração e memória –5 gotas de OE de Limão, 3 gotas de Oe de Erva doce e 3 gotas de Oe de Alecrim
Spray de proteção – 4 gotas Oe de Citronela 3 gotas de Oe de Lavandin 2 gotas de Oe de Cravo, 01 gota de Olibano
Spray para controlar vícios – 5 gotas Oe de Litsea cubeba, 4 gotas OE de Palmarosa, 3 gotas de oe de Patchouly

Terapia - aromaterapia:

A melhor forma de obter os resultados esperados é procurar ajuda de um profissional especializado. O aromaterapeuta ou um naturólogo poderá oferecer a orientação adequada para um crescimento pessoal com leveza e prazer para a alma e para o olfato. Os óleos essenciais podem ser grandes auxiliares e companheiros na jornada de qualquer tipo de pessoa ou situação. Eles nos ajudam a refletir, pensar, entender, sentir e transformar o que preciso for para aprimorar nossa qualidade de vida. Invista em você. A VIDA BOTHÂNICA pode oferecer a você as orientações necessárias e ajudá-la em seu crescimento pessoal e profissional. Saiba mais...!

Travesseiro

Pode se colocar em um pequeno algodão UMA gota de óleo essencial e colocá-lo entre a fronha e o travesseiro. É uma forma simples de iniciar a inclusão da aromaterapia no dia a dia para garantir a saúde de todos e uma noite bem dormida.
Para relaxar e diminuir a ansiedade – OE de Lavanda
Para melhorar a respiração OE de Eucalipto
Para sonhar – OE de Louro
Para proteger-se de pesadelos – OE de Cipreste
Para proteger-se contra insetos e pensamentos negativos – OE de Citronela